Vítor Maria nasceu em Faro no ano de 1965 e desde muito jovem mostrou interesse pelas Artes Plásticas.
Teve a sua primeira formação na área das artes na Escola Secundária Tomás Cabreira entre 1983 e 1985, onde foi aluno do professor Aníbal Ruivo e da pintora Rosa Trindade.
Um artista autodidacta, preocupado em explorar todos os caminhos possíveis da arte e que têm para si, um conceito pessoal de beleza. O universo da sua pintura representa, acima de tudo, uma evolução espiritual.
Através de um traço livre procura transmitir para a tela movimentos e emoções, de forma a que, sintamos a presença viva do seu conteúdo.
Sempre com a preocupação de adquirir novos conhecimentos, tem vindo a utilizar as mais variadas técnicas desde, o pastel, acrílico, óleo, carvão, aguarela, caneta, grafite, conseguindo resultados muito surpreendentes.
Apesar de gostar de várias correntes artísticas, identifica-se com o realismo e é no retrato da figura humana onde mais se destaca.
Membro efectivo da associação internacional de arte PAS – Peace and Art Society, tem nos últimos anos estado presente em exposições nacionais e internacionais.
As suas obras encontram-se na sua galeria e em colecções particulares.